terça-feira, 20 de setembro de 2011

Convite



Companheiros/as professores,alunos, pais de alunos e comunidade em geral:

Abordando uma temática bastante presente em nossa região, por dentro do calendário de mobilização dos professores estaduais de Limoeiro do Norte, em greve, convidamos você a participar da exibição do filme:

- “O VENENO ESTÁ NA MESA”Data: 23 de setembro de 2011 (sexta)
- Horário: 18:00 h
- Local: Associação Projeto Paz e União – Cidade Alta - Limoeiro do Norte

“O veneno está na mesa”, documentário do cineasta Sílvio Tendler, que traz à tona a discussão sobre o modelo de produção de alimentos no Brasil, lançado em Fortaleza e na FAFIDAM no início deste mês, mostra os danos gerados pelo uso de agrotóxicos à saúde da população e ao meio ambiente. Alertando para o fato de que o Brasil é o maior consumir de agrotóxicos no mundo, discute como o modelo de desenvolvimento que tem sido adotado no país, inclusive, em nossa região, beneficiando grandes empresas transnacionais, como a Monsanto, Syngenta, Bayer, Dow, DuPont, dentre outras, em detrimento da agricultura familiar.

Após a exibição, haverá um debate com a participação do médico Luiz Pires Filho(do HU da Universidade Estadual do Ceará – UFC)  e de representantes do Movimento 21 e profs. estaduais.

Sinopse:

“O veneno está na mesa”

O Brasil é o país do mundo que mais consome agrotóxicos: 5,2 litros/ano por habitante. Muitos desses herbicidas, fungicidas e pesticidas que consumimos estão proibidos em quase todo mundo pelo risco que representam à saúde pública. O perigo é tanto para os trabalhadores, que manipulam os venenos, quanto para os cidadãos, que consumem os produtos agrícolas. Só quem lucra são as transnacionais que fabricam os agrotóxicos. Por isso, a idéia do filme é mostrar à população como estamos nos alimentando mal e perigosamente, por conta de um modelo agrário perverso, baseado no agronegócio.

O filme mostra ainda uma pesquisa realizada com 62 mulheres no Mato Grosso, que revela que todas as 62 tinham agrotóxico no leite e apresenta alternativas ao atual modelo de produção.

Org.:Profs. Estaduais em greve e Projeto Paz e União.
Apoio: Movimento 21  e  CSP- Conlutas

________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário